É preciso compreender o problema antes de propor solução!
Em um experimento, quatro abelhas foram colocadas em uma garrafa de vidro, e quatro moscas em outra garrafa, também de vidro.
Depois, ambas as garrafas foram posicionadas na horizontal, com o fundo voltado para uma janela e a boca voltada para o lado escuro da sala.
As duas garrafas foram logo destampadas. A questão era saber qual seria a postura dos insetos frente à mesma situação. Estes insetos tiveram comportamentos bem distintos: as abelhas se mantiveram no fundo da garrafa, buscando a luz que vinha da janela; já as moscas, em sua total ausência de lógica, movimentaram-se de maneira desordenada em todas as direções. E com tanta inquietação, acabaram encontrando a saída.
Nem mesmo com toda a beleza, toda habilidade e todo potencial de organização, uma abelha dá conta de tudo o que está por vir. E ainda, o fato de não possuir tais qualificações, não isenta a mosca de atingir seu objetivo, não significa que suas chances acabaram, não significa que ela seja desqualificada.
Esse é meu horizonte com Marketing, sair do óbvio, fugir da lógica em busco do que realmente importa, resultados.
Bom, deixa eu me apresentar formalmente.
Meu nome é Francis Brandão Fróes, para alguns, “Sor” ou Professor, outros, sócio, maninho, quem serviu o Exército comigo é Fróes. Hoje tem uma mulher de 23 anos que me chama de pai e outra de 72 anos que me trata por filho… e tem a minha esposa, que “eventualmente” me chama de Amor, essa, veio acompanhada de uma pequena (agora com 10 anos), que me chama de Francis, como a maioria das pessoas.
Nunca sofri bullying na escola por ter um nome fora do convencional, mas, aqui no Brasil existe um sabonete, um “jabón de tocador”, chamado Francis. É bem antigo, do tempo da minha avó e sempre que menciono sobre ele ao me apresentar, arranco um sorriso das pessoas e ao mesmo tempo consigo deixar meu nome mais memorável.
Vivo há 20 anos em Florianópolis, uma linda cidade, na realidade uma ilha com mais de 40 praias, um verdadeiro espetáculo da natureza. Se você não conhece, vale muito a pena visitar e quem sabe aproveitar para tomar um café comigo. A casa está sempre aberta aqueles que trazem um bom conteúdo (papo) para trocar.
Se você está lendo este texto é por um motivo muito especial, pelo menos para mim. Não pretendo convencer ninguém o quanto sou bom nisso ou naquilo, apenas apresentar brevemente minhas aptidões, tanto relacionadas ao meu soft skill quanto hard skill.
Como pessoa, sou de fácil trato, no entanto, não desisto fácil de nada e quando realmente quero algo, batalho até conseguir ou quebrar. Detesto falsidade, por isso agir com honra e verdade é primordial para mim, são valores inegociáveis e fazem parte da minha mais profunda essência.
Sou um apaixonado por livros (Não empresto! Por favor, não insista!) e por sua capacidade de transformar pensamentos, mudar ideias, entreter, ajudar a entender o mundo e quando for preciso, entender-se. A leitura transformou a minha vida, me deu lastro, afinal, sou um homem que lida com palavras e meu trabalho com Marketing vai além de dissuadir pessoas.
Leio, escrevo, malho, crio, faço realmente tudo com maior intensidade e atenção pela manhã, por isso, sou daqueles que acorda cedo. Gosto de sol, mas para mim ele tem mais valor quando nos aquece nos dias frios de inverno.
Sai de casa relativamente cedo. Tive um breve passagem pelo Exército Brasileiro e embora não tenha sido voluntário, obtive destaque pelo meu esforço e comportamento conquistando a condecoração como praça mais distinto daquele ano.
Quando criança gostava de desenhar e entendi que meu propósito estava ligado ao criativo e à arte, por isso, quando chegou a época da faculdade, arrisquei tudo e mudei de cidade para cursar Publicidade e Propaganda na Universidade Católica de Pelotas. Apesar das dificuldades financeiras naquele período tive grande envolvimento com a profissão e com as atividades acadêmicas. Criei um programa de TV para a faculdade (chamado 15 minutos), fizemos filmes, fotografias, revistas e acabei me encontrando no Marketing.
Trabalhei durante boa parte da faculdade em uma agência de publicidade local e ainda realizava muitos outros trabalhos na área para complementar a renda. Construí um ótimo portfólio e após minha formatura mudei para Florianópolis! A empresa onde trabalhava no Rio Grande do Sul acabou migrando para São Paulo e na ocasião recebi a proposta de sociedade. Meses depois mudei para a quarta maior cidade do mundo onde atendi grandes clientes, trabalhei com profissionais excepcionais e cresci muito, mas, uma nova oportunidade surgiu em Santa Catarina e acabei voltando para Florianópolis.
Ao chegar fundei com um amigo a EYE Digital, empresa focada 100% no digital. Nesta época eu realizava o planejamento, atendimento dos clientes e toda construção da arquitetura de informação dos sites que desenvolvemos. Fizemos muitos trabalhos relevantes para o setor privado e inclusive para o Governo do Estado. Montamos uma equipe com 16 pessoas muito capazes com as quais mantenho contato até hoje.
Empreender é muito mais do que realizar um ótimo trabalho, envolve administrar o seu negócio e optei por findar a sociedade e abrir a FROZ Comunicação, empresa segmentada no setor de marketing com um olhar 360º. O envolvimento web e digital sempre acompanhou as estratégias desenvolvidas para os nossos clientes e muitos cases foram construídos neste cenário tão mutável e dinâmico.
Hoje trabalho com equipes em diferentes localidades prestando consultoria de Inovação, Marketing e Diferenciação a inúmeros clientes no Brasil e exterior.
Acredito que este seja um ótimo momento para trilhar um novo caminho em minha vida e ajudar “meu biógrafo” a escrever uma história de quem sempre fez a diferença por onde passou.
Obrigado por ter lido até aqui! Espero que possamos conversar em breve.
Forte abraço!
Francis Fróes